18 de agosto de 2009

A capitalização da educação.

Hoje tive uma das maiores decepções do ano, não sei dizer a quanto tempo me empenho para conseguir fazer a minha faculdade, o curso que sempre sonhei, e não sei dizer o quanto já investi e renunciei para que isso fosse possível.

Quando entrei na Fatesf, entrei com uma promessa de que a intenção era criar uma das melhores faculdades de Engenharia do país, e que o dinheiro não importava, a idéia era formar profissionais para um país carente de mão de obra especializada. Esse espírito me influenciou e desde então é o que tento passar para todos que conheço quando me refiro a minha faculdade.

Mais hoje toda essa demagogia caiu, e a Fatesf como muitas outras faculdades, acabou se provando que o lado capitalista é o único interesse real. O encerramento do quinto semestre de Engenharia de Computação por não ser econômica-mente viável, quando os 5 únicos alunos estão entre os com maiores médias da faculdade, só prova que toda a propaganda de bons samaritanos só existe para vender.

No final, quando disseram para escolher entre manter o curso e trocar para um outro foi apenas uma falsa opção, pois quando optamos em continuar, nosso "querido" coordenador disse que iriam encerrar o curso. Afinal para que manter 5 ótimos alunos e formar uma referência para a faculdade como foi dito no primeiro dia de aula? Não vai dar lucro.

Como opção estou agora cursando algo que não desejo, talvez seja só mais um obstáculo para superar em buscar de um sonho, uma opção, depois de tantos que já venci, não vai ser por causa de 6 meses ou 2 anos que irei mudar de opinião, sei muito bem o que quero e vou continuar correndo atrás disso.

O que nos restava? Ver com o MEC se eles realmente podiam fazer isso, e como se isso fosse a coisa mais comum do mundo, o MEC informou que sim, isso é a coisa mais comum do mundo, faculdades fecham cursos todos os dias, pois o capitalismo estudantil se instalou nesse país e nem mesmo a instituição que fiscaliza e legaliza tais escolas se surpreende com isso.

Fazer o que se vivemos no Brasil, essa horas que a vontade de estudar cai por vez, porque se lutamos para tornarmos profissionais que nosso país precise, porque nosso país não faz nada por nós? Até quando a banalização da educação no país será aceitável? Mais porque estou falando nisso se no final, só quero me formar para ganhar mais $$.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ae!