26 de abril de 2010

Valores

Sempre falamos sobre nossas decisões esperando aprovação de quem nos escuta, geralmente é um meio de incentivo para manter tal decisão ou apenas repetir pra si mesmo que esta no caminho certo, no rumo certo.
O que nunca avaliamos é a natureza humana quando tratamos de algo importante pra nós mesmo, por mais que uma decisão seja acertada e suas conseqüências sejam visíveis no dia-a-dia, nós sempre fraquejamos, não que isso seja um defeito, isso é normal, pois como já disse, é a natureza humana.
Mas, algumas pequenas atitudes podem diferenciar os que manterão intactos ou não. Geralmente suprimos nossas necessidade de aprovação com uma boa dose de valores, esses valores são adquiridos na formação da pessoa, e nesse caso cada pessoa herda valores bons ou ruins de suas experiências de vida.
O que difere uma pessoa intacta dos outros, é a sua capacidade de se motivar sem ajuda externa, sem aprovação, é a capacidade de acreditar em uma idéia e leva-la até o fim, independente e principalmente quando as conseqüências não eram planejadas e tomaram rumos diferente e até maiores do que imagináveis.
Nunca é fácil trilhar um caminho onde não se deseja estar, e não é possível imagina como tudo poderia voltar a ser como antes, quando o mundo a sua volta nem de longe é o mesmo. Mais é ai que está toda a lógica do vencedor, é quando percebemos que a não rotina nos trás mais experiências e que esse caminho é essencial para que num futuro se possa trilhar o caminho desejado.
Não é possível conectar os pontos olhando para frente, nunca será possível imaginar o que está para acontecer, e cada atitude traz sim conseqüências boas ou ruins e essas conseqüências são imprevisíveis.
O que podemos fazer é seguir nosso extinto, nossos corações, e quando não se é possível ter o que se deseja, podemos ao menos sermos solidários e dar ao próximo o que ele deseja se estiver ao nosso alcance.
Quanto a recompensas ou reconhecimento, se alguém quer trilhar o caminho do certo, o do conhecimento, certamente não é isso que deve buscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ae!