3 de dezembro de 2008

Mistérios da Noite I



A idéia de que a noite é perigosa sempre foi dita em casa, desde que me conheço por gente, ouso meus pais falando "cuidado, sair a noite é perigoso", e outros tipos de frases com o mesmo sentido. Essa idéia também é explicita nos jornais e para qualquer pessoa que você pergunte irá te dizer o mesmo.

Eu já acho isso um pré julgamento de algo que não conhecemos, passei três meses caminhando pela noite e te digo, não ah melhor conselheira, melhor ouvinte e muito menos melhor companheira do que a noite.

Quando caminhava e olhava o céu, me deslumbrava com a imensidão de possibilidades que podia enchergar no desconhecido, me deixava perder na imaginação e ao mesmo tempo voltava a realidade que via a minha volta, não posso deixar de comparar a noite como a nossa imaginação, se pararmos pra pensar, ela é ilimitada, cheia de possibilidades e ao mesmo tempo desconhecida, pois algo pode surgir a qualquer instante, mais com uma dose de real.

Uma vez um tiozinho me disse "cuidado menino, tem muita gente estranha andando na rua a noite", e não pude evitar de pensar que ele se referia a mim, pois eu era o unico a andar a noite inteira por aquela pequena cidade. Apenas sorri!

Sempre que caminho a noite relembro todos os passos que dei naqueles três meses "perdidos", lembro de tudo que vivi e das melhores e piores experiências da minha vida, lembro como a noite foi minha melhor amiga, e acho injusto quando alguém a define como perigosa.

Nas grandes cidades o tráfego de poucos carros e os poucos sons noturnos nos mostram uma outra realidade conhecida por poucos, uma idéia de que a cidade existe mesmo quando não estejamos vendo ela, enquanto dormimos a cidade nos espera acompanhada pela noite. Já no interior, os poucos sons que ouvimos são de cachorros latindo, grilos, sinos da igreja, e um silêncio típico de cidadezinha (sim, pode-se ouvir o silêncio), mais isso não muda o fato de que a cidade tenha apenas a companhia da noite.

Eh estranho observar esse tipo de coisa, mais não sei o que me ocorre que sou fascinado pelo misterioso, talvez o tiozinho tenha razão, eu sou um cara estranho!

Um comentário:

  1. Eiii..
    sabe que aquele primeiro dia, me senti muito a vontade com vc!
    e quando já mudamos de ambiente, fomos á padaria, o papo fluiu melhor...rs e me surpreedeu o fato contato a caminho de casa de que vc andou pelas ruas durante 3 meses! Achei muito interessante e queria que o caminho de casa fosse mais longo...

    mas me senti mais leve qdo a msg foi mandada qdo chegou bem na sua casa..!
    beijos

    ResponderExcluir

Comenta ae!